Tributos

Buddhadasa Bhikkhu – Tributos a sua obra

 

Buddhadasa na ONU

Exemplo aos Jovens

Relembrando uma Alma Verdadeiramente Grande

Um Século de Espiritualidade

100 Anos de História

Destinado à Felicidade

À procura daquele esquivo senso de desapego…

Caravana do Dhamma

Buddha Cariya

O Legado do Monge Reformista Thailandês

Unidade na Diversidade

Meu Melhor Amigo

Sulak Sivaraksa: “Bhikkhu Buddhadasa clamou que todos nós colaborassemos com amigos de diferentes tradições e religiões – mesmo agnósticos e ateus – uma vez que todos os seres humanos são seres espirituais, que podem realmente ir além do ser um animal econômico ou político, preso nas buscas intelectuais ou pessoais. Ele achava que se os seres humanos se unissem espiritualmente, poderíamos ser um forte poder moral a suplantar os males mundiais da cobiça – economismo e consumismo; do ódio – militarismo e imperialismo; e ilusão – o sistema educacional atual sem contemplação e os atuais meios de comunicação em massa”.

Jack Kornfield: “Em todo o Buddhismo contemporâneo, um punhado de figuras se destacam devido a seus ensinamentos notáveis e impermeáveis a se comprometer, e devido a sua transmissão clara do coração atemporal do Buddha. Não há mestre Theravada de nosso tempo que me confere mais prazer em ver difundido e lido amplamente que Buddhadasa Bhikkhu. Se tivesse ele vivido no Japão, ele seria declarado um tesouro nacional vivo, e, de fato, ao final de sua vida ele esteve entre os mais bem conhecidos e respeitados dentre os mestres produzidos pelo Buddhismo Thailandês. Ajahn Buddhadasa não se interessava pelas práticas cerimoniais do Buddhismo, nem pelas formas e convenções religiosas comuns de que consiste a maior parte da vida buddhista na Ásia. Ele estava interessado em uma coisa e somente nela – a verdade, a qualquer custo. Quando alguém o visitava, ele recebia seu convidado como um verdadeiro amigo espiritual. Diferentemente dos mestres buddhistas tradicionais, ele não queria que os visitantes se prostrassem diante dele, mas os convidava a sentar-se ao seu lado, falando com grande profundidade e sinceridade do coração sobre a vida espiritual, questionando juntos como um amigo íntimo”.

Venerável Vivekananda: “Buddhadasa Bhikkhu é um monge tradicional buddhista (bhikkhu) cuja dedicação em serviço ao Senhor Buddha produziu o maior e mais inovativo conjunto de obras que qualquer outro bhikkhu na história recente da Thailândia. Ele foi pioneiro na aplicação do Buddha-Dhamma às realidades do mundo moderno durante as décadas recentes de rápida modernização e crescimento econômico, e de forma certeira criticou a imoralidade e o egoísmo de muitas das estruturas sociais modernas. Ele também foi a voz mais atuante na proposição da abertura em relação a outras religiões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *