Exemplo aos Jovens

JOVENS THAILANDESES SÃO ESTIMULADOS A PRATICAR O BUDDHISMO SEGUINDO O EXEMPLO DO MUITO AMADO MONGE BUDDHISTA

Jornal TNA News, de 26 de maio de 2006

Bangkok, Thailândia – O Ministro da Educação interino da Thailândia Chaturon Chaisang encorajou, nesta sexta-feira, os jovens buddhistas thailandeses a estudar e a adotar as práticas de um dos mais respeitados lideres religiosos do país, o monge buddhista Buddhadasa Bhikkhu, reconhecido pela UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) como uma das “Grandes Personalidades” do mundo.

O Ministro Chaturon fez um pronunciamento na abertura de um evento de três dias organizado para celebrar o centenário de nascimento do falecido monge, evento realizado em Bhuddamonthon, área localizada nos arredores da capital Bangkok.

Naquela oportunidade, o Ministro afirmou que a população thailandesa deveria seguir os passos do célebre monge no estudo e na prática do buddhismo, o que a conduziria a uma melhor compreensão das religiões, salvando-a do mundo material.

O evento, organizado pelo governo do Reino da Thailândia, começou nesta sexta-feira (26.05) e se encerrará no domingo (28.05). Será presidido, no sábado, pela Sua Alteza Real Princesa Maha Chakri Sirindhorn, Embaixadora da Boa Vontade pela UNESCO para a Qualificação da Minoria Infantil através da Educação e da Preservação da sua Herança Cultural.

O Ministro da Educação declarou que o governo desejaria utilizar aquela oportunidade para promover o estudo do buddhismo entre os jovens thailandeses. Explicou, também, que o falecido monge utilizava tecnologias de comunicação inovadoras em seus ensinamentos buddhistas e que o governo havia decidido reproduzir o seu trabalho através de publicações impressas, fitas de áudio e de vídeo e de CDs para serem distribuídos por toda a população.

Buddhadasa Bhikkhu é respeitado por promover o entendimento entre os seguidores dos diferentes credos religiosos, pela sua determinação em libertar a vida cotidiana do materialismo e por ensinar os jovens a pensar e a serem capazes de realizar análises com autonomia.

O cultuado monge é o décimo-oitavo cidadão thailandês a receber o título honorário de “Grande Personalidade” concedido pela organização cultural das Nações Unidas.

Nascido no dia 27 de maio de 1906, no distrito meridional de Chaya localizado na província sulina de Surat Thani, foi registrado com o nome de Nguam Panich. Entrou para a vida monástica com a idade de 20 anos e, em 1977, recebeu o título honorífico de Phra (Venerável) Dhammakosajarn.

Durante toda a sua vida escreveu 140 livros dos quais mais de vinte já foram traduzidos para os idiomas inglês, francês, alemão, chinês e indonésio.

© 2006 tradução de Fernando Domicildes, para a Comunidade Nalanda, https://buddhadasa.nalanda.org.br