Caravana do Dhamma

Por Aree Chaisatien, The Nation, 28 de setembro, 2006

Bangkok, Thailândia — Mais de setenta jovens de toda a Thailândia começaram em Surat Thani (província de Bangkok), nesta quinta-feira, uma caminhada ininterrupta de 750 quilômetros em prol do entendimento inter-religioso.

Eles partiram do monastério de Suan Mokkh, por ocasião do 13º. aniversário de cremação do reverenciado monge buddhista Buddhadasa Bhikkhu. A sua jornada se encerrará em Bangkok no Sathira Dhammasathan Meditation Centre (Centro de Meditação Sathira Dhammasathan).

A caminhada “Dhamma Khot Dhamma Yatra” atravessará nove províncias ao longo das praias do Golfo da Thailândia e objetiva propagar o Dhamma através da juventude, utilizando o poder da geração jovem em ajudar na solução dos problemas sociais.

É também uma forma de divulgar as três resoluções do falecido monge: compreender a própria religião, compreender as outras religiões e recusar o materialismo.

Cada jovem veste uma camiseta onde se pode ler “Dhamma Khot Dhamma Yatra” e carrega o “DhammaKote”, uma série de livros do monge sobre a essência do Buddhismo. Eles compartilham o que aprenderam com os amigos.

Sansanee Sthirasuta, a monja fundadora do Sathira Dhammasathan, afirma que os livros “DhammaKote” são como guias. “Em cada página que você os abre, conhecerá um pouco mais sobre o seu coração. E em cada lugar em que pararmos, pegaremos o livro, escolheremos um tópico e o compartilharemos com outras pessoas”.

Ela afirmou que a caminhada demonstra que o venerável monge não está morto, como ele anunciou certa vez ao afirmar que Buddhadasa (referindo-se ao ensinamento da essência do Buddhismo) não morreria.

Lalada Yiengyong, com 12 anos de idade, a mais jovem do grupo e proveniente da escola Krungtep Vited Suksa de Bangkok, declarou: “Eu me juntei ao grupo desejando compreender a mim mesma e aos outros. Gostaria de corrigir a mim mesma através da aprendizagem da convivência com as outras pessoas”.

Pirun Salae, com 23 anos de idade, um estudante muçulmano da Universidade de Suan Dusit Rajabhat afirmou: “A aprendizagem não está confinada necessariamente ao Islã somente”.

O itinerário dos jovens visitará o local de nascimento e a residência do falecido monge em Surat Thani e Wat Tapangjik, onde ele morou por quase uma década.

Eles caminharão através de Chumpon, Prachuap Khiri Khan, Pretchaburi, Samut Songkhram, Samut Sakhon e Nonthaburi até chegarem a Bangkok. Esta rota foi planejada por Rattapoom Youprom, famoso viajante que atravessou com seu caiaque as hidrovias do país durante 500 dias com o fim de encontrar a paz interior. Esta caminhada espiritual sustenta também este mesmo objetivo ao acolher as pessoas de outras religiões e compartilhar com elas os insights ao longo do caminho.

A caminhada faz parte das celebrações do centésimo aniversário de nascimento do Bhikkhu Buddhadasa.

© 2006 tradução de Fernando Domicildes, para a Comunidade Nalanda,

https://buddhadasa.nalanda.org.br