As Quatro Moradias Divinas: Amizade, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade

~ por Ven. Ajahn Buddhadasa

Quando não há nenhum egoísmo, nada é prejudicado. Somente removendo o egoísmo, toda a violência e exploração podem ser destruídos. Quando não há nenhum egoísmo, não há nenhum mal a nós mesmos e aos outros, nem sequer os animais são prejudicados. Nós podemos ir longe e dizer que até mesmo o solo, o chão, a terra, não são prejudicados quando o egoísmo é afastado.

Quando este egoísmo é extinto, quando não houver nada disto prejudicando, então fica natural se relacionar com os outros em termos do que é chamado as Quatro Moradias Divinas – Amizade, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade. Esta é a base para a felicidade no Dhamma.

Aqueles de vocês que valorizam este ensinamento das Quatro Moradias Divinas – metta, karuna, mudita e upekkha – deveriam focar nisto para extinção do egoísmo.

Se você está interessado em metta: amor universal ou amizade; karuna: compaixão; mudita: alegria apreciativa e upekkha: equanimidade, então tudo que você precisa fazer é direcionar sua atenção para o desinteresse ou abnegação.

Quando não há nenhum egoísmo então há metta automaticamente, há este amor muito espontâneo por todas as coisas. Há karuna espontâneo, o desejo em ajudar, ser útil ou compassivo. Há mudita espontâneo, alegria com a felicidade dos outros; e há upekkha espontâneo, quando não é possível ajudar neste momento então, com upekkha, espera-se pela oportunidade em ajudar e servir.

Algumas pessoas entendem essa última Moradia Divina incorretamente. Elas tomam upekkha como significando ser indiferente quando não pudermos fazer nada para ajudar. Upekkha verdadeiro é observar e esperar uma oportunidade para ajudar, se não houver no momento nenhuma forma de fazê-lo.

Assim, se você valoriza esses quatro Brahma Viharas, essas quatro Moradias Divinas, então foque sua atenção em não ser egoísta.

Esse último Brahma Vihara é frequentemente uma fonte de confusão. Upekkha quer dizer ‘olhar para’, ‘observar, ‘vigiar’. Algumas pessoas pensam que isto significa fechar nossos olhos e não prestar atenção, ser indiferente. Isso é tolo e não tem nenhum valor ou benefício. Upekkha quer dizer ‘olhar para’, ‘observar’.

Se todos no mundo continuassem procurando oportunidades para ajudar aos outros, oportunidades para servir, então não haveria nenhuma destas crises de hoje.

Então, por favor, sejam especialmente interessados por upekkha, olhando, observando por oportunidades em ajudar e servir.